segunda-feira, 15 de outubro de 2007

A ÁREA CAIU



É mais ou menos isso que acontece quando a "área cai", além de resíduos de polímeros (vulgo plásticos) caindo do céu do tamanho de tijolos.


Essa segunda-feira foi arrebatadoura.

A área caiu, isso quer dizer que parou tudo, ou seja, a produção parou porque alguma "merda problema grande" aconteceu na planta industrial, dessa vez foi uma porcariazinha de filtro de óleo da bomba de peróxido do reator que parou de funcionar...

érrr..

Primeiro vamos entender o que diabus é isso né?!

É o seguinte: Lá nós pegamos um gás que é derivado do petróleo e comprimimos, mas comprimimos MUITO mesmo, imaginem, por exemplo, que você está na praia tomando banho de sol todo(a) feliz, e digamos que você vá dar um "mergulhinho" e mergulhe 30.000 metros (isso, trinta quilômetros pro fundo do mar), não sei se vocês tem ideía do peso que a água pode ter, mas enfim é MUITA coisa.

Bom, depois que a gente comprime esse gás até 3000 ATM, nós passamos ele num reator e adicionamos calor, e é aqui que a mágica acontece! A mistura do gás (em alta pressão) com a alta temperatura transforma o gás em PLBD (que futuramente vai ser transformado - por outras empresas - em embalagens plásticas como a de ração de animais, alguns plásticos e etc).
Só que pra acelerar essa reação do gás em alta pressão com o calor (e ganharmos tempo = $$), nós utilizamos uma substância chamada de Peróxido (é peróxido de alguma coisa, mas não sei o que é essa "alguma coisa" ainda), e daí depois disso essa PLBD vai para as estrusoras onde é "picoteado" pra ser embalado pra venda.

Bom, pra inserir peróxido no sistema precisamos de uma bomba (tipo aquelas que a gente usa pra tirar água de poço, só que digamos que ela seja bem mais avançada e robusta) e nessa bomba temos um maldito filtro que serve pra não deixar que impurezas e ar entrem no sistema.

Bom, agora voltando ao início, esse filtro da bomba de peróxido quebrou e gerou o que nós chamamos de "cavitação" que é uma espécie de formação de bolhas de ar (e como a bomba de peróxido joga peróxido lá na resina que está a alta pressão dentro do reator) acabou fazendo a pressão diminuir drasticamente e fazer soar o alarme de "queda" da área, saí fumaça por todos os buracos e faz um BUUUUUUUUMM gigante que dá pra deixar qualquer um surdo!

Resultado, a produção parada por pelo menos uma hora até achar e resolver o problema e mais um bom tempo até toda a produção reiniciar e ficar a pleno vapor (assim que a gente "re-liga" a planta temos que desperdiçar muito material até as máquinas atingirem o ponto certo de trabalho.

Enfim, é uma grana preta que vai embora quando a área cai!


Por isso que a manutenção preventiva lá é muito forte, mas as vezes algumas coisas passam despercebidas... e quando passa BUUUUUUMMMMMMMMM, a área cai e a gente sai correndo pra tentar resolver o problema!

2 comentários:

Anônimo disse...

meus Deus !!!

Do jeito que vc esta empolgado pela empresa , quando ocorre um problema desses imagino o teu desespero só cuida para não cair nesses reatores ... afffff .... modeusis....

vivendo e aprendendo

te amo

Luciana Fernandes disse...

Primo vim aqui dar uma lidinha no seu diário..
Olha ainda estou rindo com a parte do cuzinho novo..
rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrs
Qnto ao apelido de Harry Potter antes isso do que Cascão né??
Olha qndo comecei a ler o de hoje..
Na primeira parte eu pensei:
Caralho o que é isso???
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Me xingou..
Aí na linha de baixo parece que vc adivinhou que iam pensar isso e colocou a explicação..
Apesar de eu continuar boiando..
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Fico mto feliz que tudo está saindo bem..
Afinal vc merece tudo de bom!
bjus